terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dom Oliveira iniciou-se na música através dos projetos sociais do Centro Cultural Nação Mangueirense...

Dom Oliveira iniciou-se na música através dos projetos sociais do Centro Cultural Nação Mangueirense, travando aí os seus primeiros contatos com o cavaquinho.

Em ligação direta com seus coordenadores e professores, desperta definitivamente seu talento para instrumentos de cordas, como o violão e o bandolim, reconhecendo com propriedade o cavaquinho como seu instrumento principal.

Em 2002 conheceu a casa Tear. Uma ONG onde desenvolveu a dança, musica, artes plásticas chegando a fazer algumas apresentações no Teatro Municipal de São Paulo junto ao cantor Lenine e também no Teatro Carlos Gomes (Rj).

Paralelamente deu inicio ao Projeto Escola Portátil de Choro, uma iniciativa que conta com nomes como Hermínio Bello de Carvalho, Luciana Rabello e Maurício Carrilho onde desenvolveu o choro (e a composição) com grande destreza.Um pouco depois viria a montar o Trio Perigoso com a intenção de mesclar composições autorais e tradicionais do Choro carioca.

Inicio de 2004 é convidado a participar do Grupo de Samba Batuque na Cozinha, onde excursionou por diversas casas noturnas do Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhando diversos nomes da Musica Popular Brasileira. Tais como: Martinho da Vila, Monarco, Mauro Diniz, Arlindo Cruz, Leila Pinheiro, Luiz Melodia, Wilson das Neves, Luiz Carlos da Vila, Zezé Motta, Gabriel Moura, Dudu Nobre, Serginho Meriti, Wilson Moreira, Ana Costa, Aleh, Toni Garrido, Alcione, Jorge Aragão, Sombrinha, Sombra, Rogê, Tia Surica,Walter Alfaiate, Diogo Nogueira, Beth Carvalho, Marcel Powell, Tantinho da Mangueira, Nelson Sargento, entre outros.

Em 2006 em contato com compositores da nova MPM (Musica Popular Moderna) começou a fazer poesias em parcerias, completando assim as suas criações instrumentais e gravando assim suas primeiras musicas autorais: No DVD Batuque na cozinha com a faixa “ Dança da vida” e no primeiro CD do talentoso compositor e cantor carioca Marcio Local com a musica “ Minha Rosa” , já tocada ao vivo em festivais em Nova York , Washington, Espanha , Portugal e Abu Dhabi.

Atualmente esta conduzindo o grupo instrumental Trio Perigoso que acaba de lançar seu primeiro album (Marcô Sambô - 2011), e que pouco tempo depois a musica Marcô Sambô foi selecionada para a trilha sonora da serie PREAMAR exibida no canal fechado HBO.Em Junho de 2012 e 2013 o Trio foi convidado pelo duo Creole Clarinets a se apresentar no Festival de Ascona na Suiça, em salas de concerto na Italia, Alemanha, divulgando o novo disco Adventures in Rio, em parceria com o Creole Clarinets.

Juntamente aos outros projetos, esta na curadoria do Projeto Os Novos Cariocas, no qual novos compositores apresentam suas composições autorais em diversas casa notornas e teatros, agencia serviços de musica ao vivo para eventos através da empresa Rio Sunshine, e esta em busca de recursos para poder gravar suas canções que partem do regional ao pop contemporâneo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário